Por Que Usamos O Sistema Decimal De Numeração?

Um sistema de numeração é feito por agrupamentos de números com uma lógica em comum. O nome desse sistema deriva da sua base, por exemplo, o nome sistema binário vem da base dois. Atualmente, o sistema de numeração que mais usamos é o decimal. Esse sistema é composto por agrupamentos de dez em dez, por isso seu nome. Um grupo de dez unidades recebe o nome de dezena, dez dezenas fazem as centenas e usando a mesma lógica temos o milhar e o milhão.

O sistema decimal foi inventado pelos hindus e, ao entrar em contato com os árabes, foi aperfeiçoado e trazido para a Europa. Nesse sistema utilizamos os algarismos indo-arábicos de 0 a 9 que servem para representar qualquer quantidade.

Antes dos hindus outros sistemas eram utilizados, como o sistema sexagesimal – de base sessenta – que era usado pelos babilônios e é usado até hoje na contagem das horas. Outro caso é dos maias que usavam o sistema de base vinte, o vigesimal.

Mas, a preferência pelo sistema decimal fora observada muito antes dos hindus, quando Aristóteles percebeu que o uso desse sistema era resultado de nossa própria anatomia. Praticamente todos os seres humanos nascem com dez dedos nas mãos e nos pés, o que possibilita uma fácil contagem pelos dedos.

Atualmente, não podemos dar a certeza que a anatomia influenciou ou não na escolha da adoção do sistema decimal, mas seja por questões de ordem social ou prática, ele é utilizado por quase todos no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *