Por Que Temos Déjà Vu?

A expressão “déjà vu” tem origem no francês e a sua tradução para o português seria “já visto”. O déjà vu é uma reação da mente que faz com que a gente pense que uma situação que esteja vivendo já ocorreu antes. Pode ser algum lugar que a pessoa nunca foi, mas quando chega lá parece que já esteve lá antes. Ou então, uma cena inteira que parece já ter acontecido na sua vida antes, como se estivessem dando “replay” na sua realidade.

Essa sensação curiosa ocorre porque dentro de nossas cabeças existem vários tipos de memórias diferentes: a memória imediata, referente ao que acabou de acontecer; memória recente, algo que aconteceu algumas horas ou das antes; e a memória remota, que é referente a momentos mais antigos de nossas vidas.
Quando ocorre um déjà vu, na verdade, é um erro do nosso cérebro, pois ele deveria levar o acontecimento, a cena, para a memória recente ou imediata, porém ele armazena na memória remota. Isso causa a sensação de que a cena já aconteceu antes em nossas vidas em algum outro momento distante.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *