Por Que Paris É Chamada De Cidade Das Luzes?

Paris, capital da França, é um dos destinos mais visitados no mundo. E isso não é de agora, desde a Idade Média que a cidade tem recebido gente do mundo todo. Paris sempre foi rota de passagem de diversos estrangeiros e viajantes na Europa e, por isso, suas ruas estavam sempre cheias e movimentadas.

O apelido de cidade das luzes começou há muito tempo, lá no século XVII, em 1667, o rei Louis XIV nomeou Nicolas de la Raynie como novo general da polícia para acabar com a grande violência que Paris enfrentava. A solução que esse novo general encontrou, foi iluminar as ruas sempre. Por causa disso as luminárias de Paris foram aumentadas, intensificadas e colocadas por todos os lados. Paris ficou conhecia, então, como cidade das luzes.

Sempre a frente da sua época, Paris acabou se tornando uma cidade que não dormia e, com isso, havia sempre iluminação nas ruas, com tochas acesas por todos os lados, fazendo com que a cidade ficasse sempre iluminada.

Além do motivo mais óbvio pelo apelido de Paris, há também a teoria que diz que o nome Cidade da Luz veio por causa dos grandes pensadores do século XVIII, como Voltaire e Diderot. Essa época foi conhecida como Iluminismo e tem tudo a ver com o fato deles serem intelectuais advindos de Paris, a cidade iluminada tanto filosoficamente como literalmente.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *