Por Que Os Vulcões Soltam Lava?

Os vulcões são espécies de aberturas na crosta terrestre que surgem, geralmente, perto de placas tectônicas e se parecem com montanhas. Eles contêm magma, uma rocha que se encontra no estado fundido e fica localizada embaixo da superfície terrestre. Quando o vulcão entra em erupção esse magna é expelido em forma de lava. Além do magma, os vulcões liberam gazes, vapores, poeiras e cinzas, sendo as últimas partículas derivadas da erupção vulcânica que depois da explosão solidificam e ficam em cima dos vulcões em forma de nuvem.

Os vulcões soltam lava por causa das erupções vulcânicas, fenômenos naturais que estão diretamente relacionados com a saída de magma das profundezas da Terra. Uma erupção pode ocorrer por causa de dois fatores: o magma subir com ajuda da pressão que é muito grande nesse momento, ou pela presença de vapores de água.

Um mesmo vulcão pode liberar lava apenas uma vez, como também milhares de vezes, cada um tem sua especificidade. Prever uma erupção é um grande desafio, normalmente, só sabemos que um vulcão entrará em atividade quando há a presença de tremores e ele começa a emitir gases de enxofre.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *