Por Que Os Seres Humanos Têm Vícios?

Os vícios são hábitos que proporcionam tanto prazer ao viciado que eles não conseguem conter o seu desejo. Eles podem ser psicológicos ou químicos. Quando pensamos no vício em jogos, por exemplo, é um vício psicológico, já com as drogas, é tanto um quanto o outro. É psicológico, pois a pessoa que busca a bebida ou a droga com frequência está tentando encontrar uma escapatória para a realidade que normalmente não lhe agrada. E, justamente por isso, acaba se viciando. E é químico, porque elas causam também um distúrbio químico que faz o indivíduo viciado precisar do vício para evitar as crises de abstinência.

Mesmo sendo mais psicológico do que químico, o vício que mais se assemelha com o da droga é o vício em jogos. O vício na adrenalina de estar apostando o seu dinheiro, na dopamina que causa sensação de prazer ao ganhar, ou, então, em estar tão envolvido naquele universo que se esquece da realidade, acaba sendo também uma escapatória. E, o vício em jogos, também, traz sintomas como o da abstinência das drogas: sudorese, irritabilidade e mal-estar.

A pessoa que está viciada não consegue largar o vício, pois, muitas vezes, ela nem entende que está realizando um comportamento vicioso. E, quando percebe, já está envolvida demais e é bem mais difícil de conseguir largar.

Largar um vício é possível se estudar algumas medidas para substituir o que antes a droga fazia. Por exemplo, cuidar de sintomas como ansiedade, depressão e falta de sono. Cuidando desses sintomas com o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra, é possível se livrar de um vício. Mas, claro se o vício for químico, antes de começar tudo isso, é preciso se desintoxicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *