Por Que Morcegos São Associados A Vampiros?

A pesar de os morcegos estarem conectados aos vampiros em diversas lendas e histórias da literatura, apenas três espécies desse mamífero voador se alimentam de sangue de verdade. Os morcegos-vampiros, como são chamados, normalmente se alimentam de sangue de mamíferos e aves, podendo se alimentar de seres humanos também. No começo acreditava-se que todo morcego era vampiro, porém, descobriram que a maioria se alimenta de frutas e insetos.

Diferentemente dos vampiros, os morcegos-vampiros não sugam sangue, eles cortam a pele da vítima com seus dentes afiados. Eles possuem uma saliva especial que ajuda o sangue a não coagular e, assim, eles ingerirem com mais facilidade.

Há quem acredite que os vampiros só têm esse nome por causa dos morcegos, mas não. O primeiro morcego a ser chamado de morcego-vampiro ganhou esse nome em 1774 pelo naturalista francês Buffon. Seu nome foi uma referência a lenda dos vampiros, criaturas sugadoras de sangue. Mesmo o livro de Bram Stoker, Drácula só tendo sido lançado em 1897, a origem dos vampiros vem de lendas mais antigas e chegou na língua alemã em 1732.

O livro de Bram Stoker seguiu algumas lendas da América meridional em que existiam ataques fatais feitos morcegos. No livro, Drácula, um dos vampiros mais famosos da literatura e do cinema, transformava-se em morcego e isso serviu como referência em várias outras histórias que falaram de vampiros.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *