Por Que O Mês De Fevereiro Muda O Número De Dias Conforme O Ano?

Fevereiro é um mês diferente dos demais, ao invés de ter 30 ou 31 dias, ele tem apenas 28 e, às vezes, tem 29 dias. Essa história toda começou em Roma, na época em que seus astrônomos descobriram, observando o equinócio e solstício, que o ano tinha em volta de 365 dias.

Os romanos começaram seguindo o calendário lunar, os meses tinham 28 ou 29 dias, como o ciclo da lua, e eram apenas 10 meses, o que completava 355 dias. Por isso mesmo que o mês de novembro (referente ao 9) se chama desse jeito e os outros meses também, como dezembro (10) e setembro (7).

Conforme foram mudando os líderes gregos, o calendário também se alterou, mudando número de dias, de meses, virando uma grande confusão. Até que, Júlio César assumiu o poder e resolveu mudar o calendário. Os romanos começaram a seguir, assim como os egípcios já o faziam, o calendário solar. César mudou o calendário para 12 meses criando o mês de julho em sua homenagem e o mês de agosto para homenagear César Augusto. Esses dois meses passaram a ter o mesmo número de dias e fevereiro ficou desfalcado com apenas 28 dias.

Porém, o ano não possui exatamente 365 dias, possui 5 horas e cerca de 48 minutos a mais. Isso porque um ano equivale ao movimento de translação da terra, ou seja, o tempo que ele demora para dar uma volta em torno do sol e as 4 estações ocorrerem. Para compensar essas horas que não colocamos no ano, de quatro em quatro anos, o dia 29 de fevereiro existe.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *