Por Que Formigas Suportam Tanto Peso?

As formigas são insetos que vivem em sociedade e trabalham em equipe, ajudando sua rainha. Estima-se que a quantidade de formigas no mundo seja equivalente a quase 20% de toda a biomassa animal terrestre. Além de numerosas, as formigas são capazes de suportar até 100 vezes o seu peso.

Essa “superforça” que as formigas possuem já foi usada até mesmo na televisão e nos cinemas com a personagem “Formiga Atômica” e o “Homem Formiga”, ambos realçam esse poder e o transformam em algo digno de um super-herói.

A capacidade das formigas em suportar tanto peso vem da capacidade que elas tem de mudar o tamanho e a forma de suas patas, aumentando-as quando precisam levantar um objeto pesado. Esses insetos também usam de uma técnica da geometria chamada de “peeling forces” que nada mais é do que utilizar um ângulo raso para pegar objetos e, um ângulo mais aberto para liberar o objeto.

Essa técnica é utilizada muitas vezes quando precisamos desgrudar uma fita, se escolhermos um ângulo mais escarpado para puxar a fita, mais fácil será de tirá-la.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *