Por Que Existem Furacões?

Furacões, tufões, ciclones e tornados são fenômenos meteorológicos que ocorrem devido a formação de ventos muito fortes em direções contrárias. Esses ventos fortes acontecem devido a uma variação de temperatura nos oceanos. Eles costumam ocorrer nos oceanos Índico, Atlântico (na região norte) e Pacífico (nas regiões oeste, nordeste e norte).

Quando a água do oceano atinge mais de 27º começa a evaporar e se acumular, na camada mais baixa da atmosfera, em forma de nuvem. Isso faz uma camada de baixa pressão atmosférica, o que faz com que o ar quente suba mais rápido do que o normal e o ar frio do topo dessa nuvem desça pelo centro. Esse fenômeno cria ventos em sentidos contrários que fazem com que uma tempestade, que deveria ser normal, comece a girar, formando tufões, furacões, ciclones e tornados. Conforme eles vão se movimentando pelo oceano, mais água aquece, evapora e alimenta esses ventos, fazendo eles crescerem.

Esses fenômenos podem parecer a mesma coisa, mas possuem algumas singularidades:

O ciclone ocorre em regiões tropicais e possui ventos de 50 km por hora; Já o furacão possui uma velocidade bem maior, eles alcançam mais de 200 km/h, giram no sentido anti-horário e ocorrem no hemisfério norte, comuns no mar do Caribe e nos Estados Unidos da América.

Agora o tufão ocorre no sul da Ásia e na parte mais ocidental do oceano Índico. Fora isso, eles têm as mesmas características dos furacões.

Para finalizar, existem os tornados, que são realmente muito fortes, tendo ventos que atingem 500 km/h. Ocorrem principalmente em zonas temperadas do hemisfério norte e são os verdadeiros destruidores.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *