Por Que O Doce Pé De Moleque Leva Esse Nome?

O pé de moleque é um doce feito com rapadura e amendoim tradicional da culinária de Minas Gerais e do resto do país também. Ele tem origem no século XVI com o início do ciclo dos engenhos de açúcar no Brasil. O nome do doce, porém não se tem uma certeza quanto a sua origem, apenas algumas teorias:

Represálias  

Por ser um doce popularmente vendido por quituteiras de ruas, os pés de moleque ficavam expostos em barracas. Alguns crianças mais atentadas passavam pelas barracas e roubavam o doce. As vendedoras, então, gritavam: “Pede, moleque!”Pedras e paralelepípedos.

Em Minas Gerais, muitas ruas eram revestidas de pedras irregulares e arrumadas pelos escravos, que as calçavam com seus pés. Pelo doce ser feito com castanhas e amendoins, ele possui uma aparência irregular que lembrava esses calçamentos.

Pés  Antigamente era comum as crianças andarem descalças e muitas contraíam bichos-de-pé, ainda mais as crianças de ruas. Novamente, pelo doce ser irregular e, também, por lembrar uma sola de pé, ele ganhou o nome que conhecemos hoje.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *