Por Que As Sereias Matam Homens?

As sereias são criaturas fantásticas e mitológicas, para os nórdicos possuía metade do corpo peixe e a outra metade de uma mulher, já, para os gregos, sua outra metade animal era de um pássaro. Tanto numa lenda quanto na outra, elas simbolizavam os perigos do oceano e, principalmente, mortes que aconteciam no mar.

Na Odisseia, epopeia grega, Ulisses, o herói, passa por toda uma jornada para retornar a sua casa e sua esposa Penélope. Em uma de suas aventuras, ele precisa passar pelas sereias, que encantavam os homens e os levavam para o fundo do mar. As sereias simbolizam o amor cego que só se encanta pela beleza e é ilusório. Ulisses, para poder se salvar das sereias, tampa seus ouvidos e se agarra ao mastro do navio. Metaforicamente, o protagonista está se agarrando ao eixo de sua vida e de seu espírito para não cair numa ilusão.

Por serem ligadas ao elemento da água, as sereias trazem também o que esse elemento simboliza: as emoções, a intuição e a paixão. Pensando nisso, as histórias em que esses seres dos mares aparecem são sempre recheadas com amor desenfreado, paixões avassaladoras e no fim um homem que morre afogado literalmente nas águas e figurativamente em seus sentimentos.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *