Por Que Os Gays Não Podem Doar Sangue?

No Brasil, assim como em muitos outros países ao redor do mundo, homens que tiveram relações sexuais com outros homens nos últimos 12 meses, ou mulheres que tenham tido relação com esses homens, não podem fazer doação de sangue.

Essa regra segue a Portaria 158/2016 do Ministério da Saúde, e impede ainda a doação de sangue por parte de profissionais do sexo, pessoas que tenham se relacionado com desconhecidos, que tenham feito sexo em troca de dinheiro, vítimas de abuso sexual e seus parceiros, que tenham estado presas, dentre outras.

Os defensores afirmam que essa é uma medida de segurança para prevenir a transmissão do vírus do HIV, já que os homossexuais seriam a parcela da população com o maior índice de contaminação por esse vírus. Já os movimentos que defendem os direitos dos homossexuais dizem que essa regra é preconceituosa e que não é a orientação sexual que define o grau de risco do sangue ser contaminado, e ainda que testes são realizados para todas as amostras colhidas, não tendo o porquê haver esse impedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *