Por Que Vemos Colorido?

Tudo que vemos é por causa da luz, as montanhas, as casas, as árvores e tudo que enxergamos. A luz branca é feita da mistura de várias cores. Mas, por que vemos a flor rosa, a planta verde e o sol amarelo?

A cor não está no objeto, a cor é refletida quando o objeto é iluminado. Os objetos absorvem todas as cores que estão na luz branca e refletem somente aquela que vemos. A cor amarela, por exemplo, a vemos quando um objeto amarelo é iluminado por uma luz branca e absorve todas as outras cores que estão na luz, refletindo somente a luz amarela.

Essa luz chega ao nossos olhos, indo até a retina. Nela há pequenas células chamadas de cones e bastonetes que têm diferentes sensibilidades as intensidades de luz e levam esse estímulo até o nosso cérebro. Os bastonetes funcionam melhor quando há pouca luz, já os cones preferem ambientes mais iluminados e são eles os responsáveis pela nossa visão colorida.

Como é o cérebro que percebe as cores, cada pessoa pode enxergar essas cores de jeito diferente, porém fomos ensinados desde sempre o nome de cada uma das cores e é difícil saber se vemos ou não a mesma cor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *