Por Que O Sangue Coagula?

A coagulação no sangue acontece devido a uma grande quantidade de sequencias que envolvem eventos químicos e das plaquetas (plaquetas são fragmentos de células que se chamam megacariócitos e são encontradas na medula óssea).

Coagulação nada mais é do que um processo em que o sangue passa do estado líquido para a forma de um coágulo sólido, o que é de grande ajuda, principalmente quando se trata de hemorragias, ele ajuda interrompendo a passagem do sangue e assim não permitindo que haja sangramento excessivo, mas a coagulação também pode ser um problema se ele for um coágulo intravascular, o que leva a trombose arterial.

A coagulação é ativada quando os fatores de coagulação que foram nomeados por números romanos de I até XII, acontece em duas vias diferentes.

Intrínseca: A via Intrínseca acontece no interior dos vasos sanguíneos, assim que o sangue toca as paredes dos vasos que tem alguma lesão inicia a coagulação.

Extrínseca: A via extrínseca acontece quando o sangue passa excessivamente dos vasos para os tecidos, conhecido também como “cascata de coagulação.”

Quando as duas vias se juntam o fenômeno é chamado de coágulo de fibrina.

Fibrina: Proteína formada no plasma a partir da ação da trombina sobre o fibrinogênio. Ela é o principal componente dos coágulos sanguíneos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *