Por Que Nascemos Com O Apêndice?

O apêndice é um órgão que fica localizado ao lado do intestino grosso e está diretamente relacionado a ele. Por muitos anos acreditamos que ele não tinha nenhuma utilidade para o corpo humano, mas isso não é verdade. O apêndice é uma espécie de bolsa que contém diversos tipos de bactérias. Cientistas norte-americanos fizeram uma recente descoberta que diz que elas podem ou não ser benéficas ao organismo. Para eles, o apêndice guarda bactérias que são essências para nossa digestão, ajudando o intestino a funcionar melhor.

Além disso, ele também ajuda a “repovoar” a flora intestinal. Quando nosso intestino passa por alguns tipos de doenças, como a disenteria, essa flora é afetada, isso faz com que o apêndice envie bactérias “boas” que eliminam as bactérias “ruins” e deixam o intestino bom de novo. Para esses cientistas, o apêndice é o local seguro para essas bactérias habitarem até serem úteis da maneira já explicada. O apêndice também uma grande quantidade de tecido linfoide que produz anticorpos e ajudam ainda mais as infecções locais.

Por ser um local com muitas bactérias, também é um local em que está muito sujeito a infecções. Quando ele entra em contato com bactérias “ruins”, o apêndice infecciona causando imensa dor e sendo necessário cirurgia local para retirá-lo. Um ser humano pode viver perfeitamente sem o apêndice. Essa infecção é chamada de apendicite

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *