Por Que A Forma Do Coração Não Se Parece Com Um Coração de Verdade?

Desde a antiguidade grega que o coração começou a ser associado à emoção. Mas, a origem do símbolo dele ter se tornado a forma como usamos hoje possui uma origem incerta. Existem diversas teorias que tentam descobrir de onde surgiu o símbolo do coração, veja algumas:

Representação dos Cisnes

Os cisnes quando estão juntos, se acariciando e se comunicando, formam uma forma muito parecida com o símbolo do coração que usamos hoje. Se associarmos isso ao fato deles serem animais monogâmicos e que costumam falecer logo após a morte de seu parceiro, pensarmos neles como simbologia do amor é bem possível.

Planta contraceptiva

Em uma colônia grega, que ficava localizada onde hoje está a Líbia, existia uma planta com propriedades contraceptivas. Essa planta chamada de silphium possuía uma forma muito semelhante a do coração e se tornou muito importante na antiguidade grega. Sua participação na economia local foi tão grande que até ilustrava as moedas da cidade.

Igreja Católica Medieval

Na idade média o símbolo foi popularizado em imagens religiosas. A igreja católica diz que a Santa Margarida Maria Alcoque tinha visões sobre o Sagrado Coração de Jesus e eles possuíam o formato que conhecemos hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *