Por Que Sentimos Vontade De Nos Vingar?

É um sentimento negativo que cada vez aumenta com o passar do tempo e a pessoa só pensa em retaliação contra outra pessoa ou contra um grupo.

Ela tem um objetivo mais destrutivo que construtivo e quem sente vontade de se vingar de forma geral deseja que o próximo passe pelo todo sofrimento, dor e angústia que ela passou como forma de punição.

Algumas áreas de estudo com a psicologia, ética e filosofia estudam a vingança e vejamos que ela é bem mais antiga do que pensamos na sociedade. A Bíblia já falava do ato de se vingar nos afasta do perdão e de Deus.

Alguns povos já traziam este espírito de “olho por olho, dente por dente”, descrito no Antigo Testamento. Há quem argumente contra a vingança alegando que não devemos pagar com erro o que nos aconteceu de errado. Que o perdão e o afastamento seriam a melhor forma de se livrar dela. Que existem outras formas de buscar justiça sem ser com as próprias mãos em querer resolver tudo por si só.

Vingar-se faz parte de várias culturas como as japonesas por exemplo, para manter a honra da família, em caso de ter parentes assassinados e quando descobriam o criminoso eles matavam algum parente daquele que os ofenderam e desonraram. Na cultura ocidental surgiu o ditado popular:

“A vingança é um prato que se come frio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *