Por Que Sentimos Tontura Quando Levantamos Rápido Da Cama?

É muito comum, quando estamos deitados ou sentados por um longo período de tempo e levantamos rápido, que sintamos uma certa tontura. O nome que se dá a esse tipo de situação é Hipotensão Postural. O que acontece é uma rápida queda na pressão arterial, e é isso que nos traz a sensação de que estamos tontos e a vista escurecida.

Isso ocorre porque, quando ficamos em pé, uma grande quantidade de sangue vai para as pernas e para o abdômen. Nesse momento, a pressão cai, pois menos sangue chega ao coração. Consequentemente, menos sangue é bombeado para o restante do corpo. Por isso, o coração passa a bater mais rápido e os vasos se contraem, diminuindo sua capacidade e a quantia de sangue que chega ao cérebro. E é aí que surgem as tonturas.

Pessoas com pressão naturalmente baixa, que utilizam diuréticos ou desidratadas são mais propensas a passar por essa situação. Porém, ela não deve ser um motivo para se preocupar, pois causa apenas o desconforto momentâneo, mas não apresenta nenhum risco à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *