Por Que Sentimos Dor De Garganta?

É uma simples inflamação que incomoda bastante quando a temos. A maioria dos casos inflamatórios de garganta acontecem devido a uma exposição a vírus, bactérias, irritações ou lesões. Condições diversas podem ocasioná-la.

A mais comum são as causadas por vírus, algumas delas são: gripe, laringite (que pode causar rouquidão e tosse), faringite, amigdalite e mononucleose. As que são ocasionadas por bactérias podem causar odor e a presença de pus acompanhada de adenoidite. Uvulite também gera uma crise de garganta. Casos raros de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como a clamídia e a gonorreia.

Outros fatores como a baixa umidade, a poluição do ar, o tabagismo e indivíduos com refluxo e azia também contribuem para lesioná-la. Além de casos com substâncias lesionantes como machucado físico (cortes); ingestão de objetos pontiagudos ou uma simples espinha de peixe ou um pedaço de osso. Fatores psicológicos que podem irritar e agredir a garganta como estresse e depressão, além do cansaço extremo.

O tratamento pode ser específico dependendo da causa. Por exemplo, se for viral é a base de antibióticos, mas sendo por outras razões pode ser tratada com produtos naturais como mel, própolis, gengibre, romã e limão. Beber muita água é sempre bom. No entanto, eles são paliativos, o mais adequado é buscar ajuda médica e diagnosticar que tipo de infecção e o medicamento mais apropriado.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *