Por Que Sentimos Dor De Cabeça?

Conhecida cientificamente por cefaleia, a dor de cabeça é uma das queixas mais comum do que se imagina. A maioria das pessoas a sentem ou sentiram em algum momento da vida. Se elas aparecem constantemente é sinal que ela deve ser investigada a fundo. Alguns casos mais crônicos se não forem investigados a tempo podem causar um mal maior. Ela não é causada por um único motivo. A dor de cabeça pode ser causada desde uma inflamação nas meninges, pressão alta e até por fatores psicológicos como: estresse, preocupação, ansiedade, depressão, etc.

Ela se forma da seguinte forma: alguma situação física ou psicológica contrai os músculos do pescoço e da cabeça ao mesmo tempo intensamente. Os nervos levam esta mensagem de dor ao cérebro e ele responde ali mesmo. Os casos mais graves de dores frontais podem ser ocasionados por um rompimento de algum vaso sanguíneo ou por uma massa de células que se formam dentro do crânio e geram uma dor interminável.

Especialistas da medicina que estudam esta dor e suas causas dizem que quando ocasionada em diferentes regiões da cabeça ela pode significar ou traduzir algo distinto. Por exemplo, se ela for frontal poderá estar ligada a outros problemas de saúde como dificuldade na visão, sinusite, renite, gripes, fadiga mental e física, bruxismo e até dores na coluna cervical.

Se a dor for constante na testa ou dentro dos olhos ela é chamada popularmente de enxaqueca. Aparece na maioria das vezes quando se consome estes alimentos: chocolate ou café. Ela é pulsante e insistente e pode durar mais de 24 horas. Sua cura é difícil e recomenda-se uma dieta e alguns cuidados para controlá-la. Se a dor for no lado esquerdo ou direito de forma constante é algo mais específico e deve-se procurar ajuda médica para detectar o mais rápido possível, uma vez que alguns tipos de câncer também ocasionam dor de cabeça.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *