Por Que Vomitamos?

Vomitamos porque existe uma área no corpo humano que é responsável por proporcionar a sensação de enjoo, ela é conhecida por “centro do vômito”. Uma vez acionado não conseguimos controlar à vontade em regurgitar tudo que estiver no estômago.

Como esse processo ocorre?

Os estímulos chegam na região do cérebro que foi citada anteriormente, chamada de centro do vômito, que possuem células com uma função importante, que além de revestir elas percebem a presença de alimentos estragados, ou algum cheiro desagradável, uma dor muito forte, movimentos bruscos ou outro fator externo, quando se ingere grande quantidade de álcool, quando se está grávida ou algo que mexa com o organismo e provoque o enjoo.

O centro do vômito através de outros nervos, se comunica com várias outras partes do nosso organismo. Ele ordena que o estômago e outros músculos do ventre se contraia com muita intensidade e expulse tudo, daí que acontece o jorro ou a golfada. A língua também ajuda neste processo, ela vai para frente para facilitar a passagem do que vai ser expelido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *