Por Que Temos Úlcera?

É o nome genérico dado a uma ferida ou lesão superficial que aparece na parede do estômago ou do tecido mucoso. Estas feridas podem romper o epitélio e expor os tecidos mais profundos e pode ocasionar sangramentos. Ela pode variar de tamanho desde do formato da cabeça de um alfinete a um tamanho bem maior.

Elas causam um necrose que prejudica muito internamente e pode levar a morte.

A úlcera é adquirida quando ao longo do tempo se consome alimentos prejudiciais ou medicamentos que enfraquecem a proteção da mucosa, que é uma barreira protetora estomacal. Fatores genéticos, tabagismo e consumo de álcool associado ao estresse são responsáveis para o desenvolvimento desta enfermidade.

Os sintomas mais comuns são muita dor na região abdominal de forma intensa ou periódica. Percepção de uma queimação frequente com enjoos, vômitos e sensação de peso seguido de uma forte azia. Ela é diagnosticada através de um exame chamado de endoscopia que é o mais correto e preciso para esta doença.

Ao ser feito no início o tratamento é bem mais eficaz. Os médicos recomendam uso de antiácidos e antibióticos para supri-la. Os casos mais graves deverão ser submetidos a um procedimento cirúrgico e após uma rígida dieta alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *