Por Que Temos Pintas?

Pintas são pequenos tumores benignos que são chamadas pela ciência de nevos melanocíticos. O pigmento que dá a cor a nossa pele, cabelo e pelos se chama melanina, e é produzido por células chamadas de melanócitos. As pintas surgem quando essas células se aglomeram demais em determinada área da nossa epiderme, que é a camada mais superficial e fina da pele. Com esse acúmulo de melanócitos, uma pequena área acaba ficando mais escura, podendo ser preta, marrom ou até mesmo azulada, quando está em camadas mais profundas da pele.

As pintas podem surgir em qualquer fase da vida, e por diversas causas. Dentre elas estão a exposição à luz solar, os hormônios durante a gravidez, fatores genéticos e até mesmo o uso de pílula anticoncepcional. Além disso, são mais comuns em pessoas de pele clara.

No geral, elas não trazem nenhum risco à saúde. Mas deve-se sempre observar qualquer aumento exagerado na quantidade, na simetria, na cor ou no tamanho das pintas, pois em raros casos elas podem se transformar em câncer de pele, conhecido como melanoma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *