Por Que Temos Nojo?

Frescura, defesa do corpo ou sensibilidade? Não se sabe definir precisamente porque alguns sentem mais ou menos nojo. O que se sabe que esta sensação é uma reação natural do nosso organismo e que herdamos ao longo de nossa evolução para garantir a sobrevivência da espécie humana. A sensação de asco ajuda-nos a nos manter longe das coisas que podem causar doenças como alimentos e bebidas estragadas, com larvas, com bactérias, com excrementos e com sujeira.

E como é gerado o nojo? O órgão responsável é o cérebro e ele tem papel fundamental neste processo. Uma parte dele chamada de ínsula que é ligada às emoções, é a principal peça que nos leva a sentir a sensação de repulsa contra coisas materiais e abstratas.

O interessante, é que o que faz uma pessoa sentir nojo pode não fazer a outra. As variáveis são diferentes para cada pessoa. Em algumas culturas existem alimentos que para outras jamais seriam considerados como iguarias alimentares, como por exemplo o sushi. A quem diga que comer peixe cru é nojento. Esse condicionamento está baseado em experiências pessoais e não determina apenas o que é enojo, porém é a reação de cada um que vai dizer se é ou não.

Esta sensação repulsiva nem sempre está relacionada aos cinco sentidos. Alguns psicólogos afirmam que esta sensação está também relacionada a repulsa moral e aos costumes e valores.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *