Por Que Temos Medo?

Sentir medo é sinal de alerta que o ser humano tem e não pode ser visto como algo negativo ou totalmente ruim. É sinal de proteção, ou seja, estamos nos prevenindo de algum perigo que possamos correr.

É uma reação natural criada por nós, por isso, nosso cérebro dispara uma intensa descarga elétrica para todo o resto do corpo. Uma descarga de adrenalina. Sentir medo pode ser bom quando nos prevenimos de muitas coisas, quando isso aumenta nossa capacidade de resposta e de atenção.

Como se dá o efeito do medo dentro do corpo? Esse processo começa com reações de grande intensidade de suor, batimentos acelerados (taquicardia), os músculos se contraem, a respiração fica ofegante, tremores, a mente fica ágil e em pouco instante o organismo reage para se proteger. Em alguns casos, quando o medo é tão intenso o indivíduo entra em estado de choque ou paralisação que chega até desmaiar ou vomitar. Quando essas reações fogem do controle também podem provocar enxaquecas, alergias, compulsões e até desenvolver fobias.

Em seu estágio mais exacerbado, o medo torna-se uma fobia (síndrome do pânico) que é uma doença psicológica que está acometendo várias pessoas na atualidade e que prejudicam a pessoa fisicamente e socialmente. Isso se deve, ao fato de terem pessoas que desencadeiam o transtorno de ansiedade. Geralmente são aquelas que tem uma personalidade ansiosa ou inquieta, que juntamente com esse tipo de comportamento somado à algumas situações do cotidiano como trabalho, hábitos alimentares, situações de violência ou vícios tornam-se afetadas ou vítimas do medo.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *