Por Que Temos Insônia?

É o distúrbio do sono e prejudica o bom funcionamento do corpo e da mente. O número de pessoas que sofrem deste problema só aumenta atualmente e a procura por especialista do sono lotam os consultórios médicos. Tudo começa quando se tem dificuldade de iniciar o sono, se levanta muitas vezes para ir ao banheiro ou andar pela casa, dorme tarde e acorda cedo demais e o sono não se restaura. Ela não é definida pelo tempo que levamos dormindo, mas pela diminuição gradativa da capacidade de iniciar e dormir bem.

Suas principais causas podem variar de pessoa para pessoa como: idade avançada, histórico de insônia na família, depressão, doenças orgânicas, tabagismo e dependentes químicos. O caso mais crônico são os que resultam de fatores de ordem física psíquica. Doenças como artrite, renais, coronárias, asma, hipertireoidismo, mal de Parkinson e apneia podem provocar insônia também.

O diagnóstico preciso só poderá ser dado por um médico especializado em Medicina do Sono. Ele realiza testes e acompanha os pacientes e investiga tudo que se diz a este problema. Este acompanhamento consiste em consultas, preenchimento do diário do sono e em casos extremos receitará medicamentos paliativos. Os casos mais simples ele aconselhará técnicas de relaxamento, atividade física e alguns tipos de chás pode também ajudar a melhorar e trazer o sono e uma noite bem dormida e tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *