Por Que Temos Gastrite?

A gastrite é uma infecção, inflamação ou corrosão da parede que reveste o estômago. Pode ter uma curta durabilidade, porém se for a de forma aguda pode durar meses ou até anos, chamada de gastrite crônica. A causa principal é quando a parede mucosa está fraca e desprotegida e fica sensível aos danos do tecido deste órgão. Isso, permite que o suco digestivo provoca problemas maiores se espalhando.

A bactéria causadora desta inflamação é chamada de Helicobacter pylori que habita justo na parede revestida do estômago. Se ela não for tratada imediatamente pode ocasionar úlceras e até mesmo um câncer. Outros vírus e bactérias podem causar processos inflamatórios gravíssimos que levam à gastrite. Há também a gastrite ocasionada por distúrbios do sistema nervoso, mas conhecida com gastrite nervosa, causada por abalos emocionais que provocam reações estomacais.

Vejamos alguns sintomas desta enfermidade são: indigestão, vômitos, dores abdominais, perda de apetite, queimação excessiva e náuseas. Se houver sangramento da parede do estômago podem aparecer sintomas mais graves como: fezes escuras e vômito com sangue. A endoscopia é o exame mais rápido certo para diagnosticar. Pelo meio do endoscópio se encontra os sinais inflamatórios coletando amostras para ser diagnosticado a presença de bactérias ou não.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *