Por Que Temos Febre?

A febre é um dos sinais clínicos mais comuns do organismo que podemos traduzir que algo dentro de nós não vai bem. É também um sintoma muito comum de várias enfermidades e que na maioria das vezes nunca paramos para observá-la. A temperatura do corpo humano é controlada por uma região do cérebro que chamamos de hipotálamo, que funciona como um termômetro ajustado para manter os órgãos internos regulados.

Se o organismo é invadido por algum agente externo ou por alguma doença, esse termômetro ou termostato pode aumentar a temperatura dois graus ou mais para avisar que há algo de errado. Como foi dito a febre não é uma doença é uma reação contra alguma anomalia. Tampouco pode ser vista como um mal.
Nem todas as pessoas possuem a mesma temperatura, algumas tem um pouco mais elevada que outras. Há quem tenha a temperatura corporal muito baixa.

Mas para considerar-la normal, varía de 36 à 37ºC. Os médicos infectologistas estabelecem que o limite de 37,3ºC a 37,8ºC é o estágio febrícula. Acima de 37,8ºC já é febre.

Para podermos precisar a temperatura de uma pessoa somente com a medição através de um termômetro, preferencialmente eletrônico. Os locais podem ser: nas axilas, no interior da boca ou do reto. No reto costuma ter a temperatura maior que a das axilas.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *