Por Que Temos Cosquinhas?

As cosquinhas são consideradas um processo físico e neurológico do corpo humano, as cócegas também é uma forma de reação instantânea do organismo a estímulos estranhos. É uma espécie de autodefesa do nosso corpo, de acordo com alguns cientistas em suas pesquisas.

O cérebro emite rapidamente um sinal de alarme que faz o resto do sistema responder imediatamente. Elas acontecem desde um leve roçar de pele, friccionar ou apertar certas partes do corpo, como a barriga, os pés, axilas, pescoço, etc.

Entretanto, saindo do lado científico das cócegas e indo para o lado emocional e social dela. Podemos dizer que é um ato realizado para estreitar laços, quando fazemos ou recebemos de alguém próximo, como familiares ou amigos. Uma forma de descontração e que resulta em risos e alegria. O riso vem porque o corpo fica tenso, e a risada é uma forma de descarregar esta tensão que é gerada.

Após o riso vem o relaxamento, o descanso do corpo. Observou-se que quando mais jovem mais cócegas sentimos, aos longos dos anos as pessoas vão envelhecendo e perdendo a sensibilidade ou ficando envergonhadas de tocarem.
Não é nada comum ou normal você sair fazendo cócegas em pessoas estranhas, essa teoria diz que elas servem para estreitar laços já existentes e não para fazer novas amizades. Outra curiosidade sobre as mesmas é que se tentarmos fazer em nós mesmos os efeitos não serão iguais. Uma vez que o cerebelo é uma parte do sistema nervoso que controla os movimentos voluntários e ele pode prever as cócegas causadas pelo seu próprio movimento.

Por isso, se tentar fazê-las em si mesmo não vai adiantar. Do contrário, se outra pessoa fizer você vai dar boas gargalhadas.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *