Por Que Temos Catarro?

O catarro é uma reação do sistema imunológico contra os micro-organismos. Também é um resultado de uma forte inflamação das mucosas. O interior das narinas é revestido pela mucosa nasal e que sua função principal é produzir a secreção transparente para que a mesma barre a entrada de corpos indevidos como poeiras e bactérias.

A pessoa pode não estar gripada e possuir o catarro. Ele é apenas uma mistura de proteínas com água e resíduos celulares que são produzidos pela mucosa como forma de proteção das vias áreas.

Quando se está gripado, várias partículas saem do filtro nasal e tentam seguir para os pulmões. Para evitar que isso aconteça as células de defesa do corpo presentes no nariz, na região dos brônquios e nas glândulas mucosas, produzem uma secreção mais grossa que será chamada de catarro. Mais presente quando se está resfriado. O que fica retido destas impurezas é retida pelo muco que vai ficando espesso e ao mesmo tempo estas impurezas vão sendo retidas.

Na fase de gripe é importante expelir o catarro, caso contrário se for engolido o organismo se encarregará de absorver o que for útil e o resto sairá nas fezes quando for a hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *