Por Que Temos Cáries?

Considerada uma doença infecciosa de origem bacteriana que se caracteriza pela consumição dos tecidos dos dentes, quer dizer ela vai destruindo toda região onde aparece. Se não for tratada desde o início poderá agredir totalmente e acometer a vida do dente. Ela depende muito dos hábitos alimentares e higiênicos de determinadas regiões ou países. O fator genético é um fator que pode ser levado em conta.

As principais causas desta doença crônica são efetivadas principalmente pelos alimentos ácidos, acético, propiônico e outros que são produzidos pela fermentação das bactérias que vivem na boca. Restos de alimentos aceleram este processo de deterioração. No período da noite a queda do PH causada pelos ácidos ingeridos geram a dissolução do esmalte dentário. Quando não se escova os dentes de forma adequada as sobras de alimentos se juntam com as bactérias que juntos se aderem formando uma placa ou crosta corrosiva que origina propriamente as cáries.

Seus principais sintomas são mau hálito e fragmentação dos dentes e pontos escuros ou orifícios visíveis. As formas mais adequadas de prevenção são: uma boa escovação e usar uma escova com cerdas apropriada e um bom creme dental; evitar alimentos açucarados ou bebidas fermentadas e aplicar de forma periódica flúor. E sempre que puder ir ao dentista para fazer uma consulta mais precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *