Por Que Temos Astigmatismo?

Conhecida também como astigmia ela ocorre bastante nas pessoas e aparentemente parece não ter cura, mas tem tratamento e é considerada leve.

Afeta a curvatura do olho, nas pessoas que não sofrem ele é redondo e aquelas que sofrem não é. Grande parte do foco do olho ocorre ao longo da superfície da fronte que se chama córnea. E quando esta córnea não é simétrica dentro do olho aí ele acontece. A luz não se concentra de forma correta na retina e a imagem é vista embaçada ou borrada.

O astigmatismo pode aparecer desde o nascimento ou pode se desenvolver depois de uma lesão ocular, cirurgia ou infecções oculares. Ou até ser passado por herança genética. Não é causado ou agravado pela penumbra, ou seja, pouca luz na hora de ler ou ver televisão.

Ele pode ocorrer também em consequência de outros problemas refrativos como: miopia e hipermetropia. A primeira é ocasionada quando a córnea é curvada demais ou olho é mais longo que o normal. A luz ao invés de ser focada na retina como de costume ela é focada na sua frente. O resultado disso é uma imagem borrada das coisas. Já a hipermetropia acontece quando a curvatura ocular é muito curta que é o contrário da miopia.

O que se deve fazer para evitar problemas de astigmatismo segundo alguns especialistas é evitar coçar os olhos durante dias secos e com alta concentração de poeiras no ar. Pesquisadores afirmam que com o avançar do tempo ele pode aumentar.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *