Por Que Temos Artrose?

A artrose surge como uma inflamação que acomete as articulações do nosso corpo e que pode ser originada por vários fatores. Ela é basicamente o desgaste das cartilagens que encobre as extremidades óssea.

A artrose piora com o passar dos anos porque o indivíduo envelhece e em alguns casos aparece em pessoas jovens. Não existe cura e sim tratamentos paliativos que podem prolongar esta grave doença e que podem aliviar e melhorar a função articular.

Como surge a artrose?

Tudo inicia quando a cartilagem começa a não desempenhar mais a sua única função de forma adequada, que é recobrir os ossos durante os movimentos articulares e promover a proteção durante o deslizamento.

Ela danifica outros componentes da articulação como os ligamentos o líquido e a membrana sinovial. Quando todos estes componentes estão comprometidos isso gera dor, inchaços e limitações motoras. Os locais que são mais afetados são: quadris, joelhos, coluna e mãos. Ela só se agrava com o passar do tempo como foi dito o envelhecimento do corpo a compromete mais.

Pode ser primária ou secundária. A primária acontece ao uso demasiado de uma parte da articulação e pelo envelhecimento do indivíduo. Esforço repetitivo também faz mal ao longo do tempo e ocasiona muita dor. Ela pode ser encontrada nas pessoas de uma mesma família, o que se chega a certeza que ela tem características hereditárias. A secundária é gerada por condições ou em consequências de outras doenças que podem aparecer como por exemplo a obesidade, artrite, reumatoide, diabetes, alguns distúrbios hormonais ou certas profissões que exigem esforço repetitivo.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *