Por Que Temos Afta?

Uma Afta é uma ferida dolorosa que aparece na boca ou na língua e que costuma ser da tonalidade branca ou amarelada cercadas por uma região vermelha.

As causas mais comuns é a baixa imunidade do organismo. Outras enfermidades também podem ocasionar aftas como câncer, HIV, diabetes, infecções vaginais, machucados, estresse, deficiência de ferro e período menstrual.

Pode aparecer os seguintes sintomas: dor, incômodo, perda do paladar, indisposição, febre, inchaços e leves sangramentos.

Na maioria das vezes, ela desaparece sozinha, no entanto, é necessário impedir que o agente causador se espalhe. Evitar comer alimentos condimentados e o uso de enxaguantes bucais e assepsia de água morna com sal pode ajudar.

Em alguns casos elas desaparecem e voltam. No caso das crianças uma forma de tratamento é o consumo de iogurtes sem açúcar para repor a flora bacteriana da boca.

Para adultos com a imunidade baixa pode ser feito via antifúngicos. Para pacientes cancerosos e aidéticos recomenda-se a aplicação de anfotericina B para o extermínio de vez da afta no paciente. Se os problemas com aftas persistirem o recomendado é buscar a orientação médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *