Por Que Soluçamos?

Quando a glote fecha de forma súbita porque a respiração fica com espasmos, e a passagem de ar é impedida para os pulmões o soluço surge. A medicina diz que o soluço não causa problemas para a nossa saúde e ele desaparece de forma espontânea depois de algum tempo, mas já houveram casos raros deles durarem mais de quarenta e oito horas, aí é o que chamamos de soluço persistente. E quando persiste por um bom tempo deve-se ir imediatamente ao médico para ser avaliado e buscar um tratamento adequado porque já pode ser uma doença.

Como podemos causar o soluço? Ele pode aparecer quando se come rápido ou quando se bebe líquidos de forma abrupta. Há casos de soluços surgidos por causa de um estresse emocional e ansiedade ou alguns vícios como o fumo e o álcool. O som que é característico do soluço é causado pela obstrução de forma repentina das cordas vocais. Até mesmo os fetos podem soluçar dentro do útero da mãe.

E como fazemos para nos livrar de um soluço simples? Existem algumas técnicas como respirar em um saco durante alguns minutos, tomar alguns goles de água, prender o máximo que puder a respiração e depois soltá-la lentamente ou fazer gargarejos com água fria. Deitar de bruços pode ser uma alternativa para combater este incômodo e em último caso manter-se calmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *