Por Que Sentimos Inveja?

A inveja é sinônimo de ganância, um sentimento que nos faz desejar o que é do próximo desde bens materiais, qualidades, beleza ou algo simples. Esta sensação de cobiça é ativada na mesma região do cérebro onde sentimos dor física ou emocional.

Quem nunca sentiu inveja na vida? Senti-la não é algo tão negativo, é a tal da inveja boa que pode ser a mola propulsora para muitos quererem vencer na vida, e batalhar pelos seus objetivos. Entretanto, a tal da inveja má é o sentimento exacerbado de desejar o que alheio e de até odiar as pessoas por terem algo que não se tem. Na psicologia isso é uma patologia ou um mal que pode prejudicar muito. O invejoso se vangloria com o insucesso de outras pessoas, uma vez que ele vê que outro está pior que ele.

Na maioria das vezes, é mais fácil reconhecer a inveja do próximo e ocultar a nossa própria inveja por vergonha. Os indivíduos propensos a sentir a níveis patológicos são aqueles que tem grandes falhas ou lesões na região do lobo frontal do cérebro, que é a área responsável pelo reconhecimento das regras e por ter respeito aos outros. São aquelas pessoas que invejam até o modo de ser do outro, além do que ele tem.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *