Por Que Sentimos Frio?

Sentimos frio devido a sensação térmica que regula a temperatura do corpo humano baixa e perdemos o calor que nela conta e que nos ajuda a controlar e aquecer o organismo. A temperatura média dos humanos varia entre 36 e 37,5 graus de acordo com a hora do dia e a manutenção da mesma.

Se o ambiente está frio e o corpo perde calor, o que acontecem é que pequenos músculos que ficam na pele reagem para proteger e aquecer. É aquela sensação de arrepio e pelos eriçados.

Quando se senti frio ao sair do banho é por causa desta perda de calor. Perceba que quando secamos a pele amenizamos a sensação do frio, por isso, quando se está em estado gélido a maneira mais eficaz e rápida é nos agasalharmos.

Quando não nos protegemos adequadamente o corpo pode sofrer hipotermia e entrar em estado de choque, os movimentos ficam lentos, os batimentos cardíacos diminuem, as pupilas dilatam, o corpo e principalmente os dentes começam a tremer (ação involuntaria e natural do corpo em tentativa de se reaquecer) e se não for tratado e aquecido rapidamente, poderá ter algum membro necrosado pelo congelamento e o risco de morte acaba sendo inevitável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *