Por Que Sentimos Dor?

É uma sensação que se manifesta quando algo não está nada bem com o organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos cerebrais, e este por sua vez devolve os estímulos ao córtex para que o mesmo receba alguma reação. A forma de percebê-la se inicia na região periférica que é ativada pelos nociceptores (receptores da dor). Eles preceptores da dor são classificados em três tipos: os mecânicos (detectam a dor através da pressão), os mecanotermais (detectam pressão e calor) e os polimodais (detectam pressão, calor e fatores químicos).

A dor e sua percepção está relacionada com os hábitos diários, atividades físicas moderadas, boa postura, boa alimentação, etc. Fatores como estresse, nervosismo, esforço repetitivo, má postura, maus hábitos alimentares ocasionam dores e desconfortos que se carrega. Para cada tipo de dor existe uma forma de tratamento específico, mas uma dor incessante deve ser investigada e analisada através de uma consulta médica. Seu tratamento depende de um estímulo gerador.

A dor é fundamental para integridade e sobrevivência do ser humano. Se não a sentíssemos não nos preveniríamos de muitas coisas. A prevenção é uma forma de sobreviver aos perigos que nos cercam.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *