Por Que Sentimos Compulsão?

Os aditivos, compulsivos ou obsessivos são hábitos aprendidos e adquiridos ao longo do tempo e que uma grande parcela da população do planeta sofre disso. São comportamentos mal adaptados e que já se tornaram quase que automáticos na rotina das pessoas.

Muitos se tornaram compulsivos por fugir de algum problema, trauma ou angústia que não soube lidar e acaba extravasando e buscando uma outra forma de aliviar-se. Um compulsivo se caracteriza por ser repetitivo, frequente e excessivo.

Não se pode estabelecer uma causa pré-estabelecida para gerar um compulsivo, mas tratar-se de indivíduos vulneráveis, predispostos geneticamente, depressivos e traumáticos. Existe várias formas de compulsão entre as pessoas e vejamos as mais conhecidas: compulsão por jogo, por comida, por fazer compras, por realizar atividades físicas, por trabalho, por fazer sexo, por comida, por limpeza, etc.

Assim, os comportamentos aditivos podem ser interpretados como atitudes mal adaptadas do enfrentamento da realidade, como superar as angústias, perdas e tristezas. Estes hábitos levam a um profundo estado de depressão que poderá acarretar outros problemas como consumo de drogas, bebidas e fuga do convívio familiar e social.

Pessoas com transtornos compulsivos obsessivos deverão buscar ajuda médica e psicológica para tratarem com medicamentos ou terapias e passarem a viverem melhor e saber lidarem com esta fragilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *