Por Que Sentimos Azia?

A azia é uma forte sensação de queimação que vai do início do estômago até a garganta. Muitas pessoas sentem, sendo mais comum nas mulheres grávidas, porém não típico deste grupo.

Azia também pode ser sintoma de refluxo do suco gástrico. Ela aparece normalmente após as refeições, cerca de uma hora depois.

No entanto, nem todas as causas da azia são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que elas começam quando se ingeri alguns alimentos gordurosos, muitos ácidos ou bastante condimentados e bebidas alcoólicas, estes que são uma combinação nada agradável dentro do organismo. Comer com mais calma e mastigar bem os alimentos é uma boa recomendação médica para se evitar a azia, principalmente as refeições feitas antes de dormir.

Além do sintoma de queimação muito comum, outros podem aparecer com o aumento da azia, como ulcerações na região do esôfago, gosto amargo na boca, má digestão, arrotos e dores no peito e a diminuição do tamanho esofágico causados pela cicatrização das úlceras. Casos mais simples de azia são resolvidos com a ingestão de um antiácido, mas existem casos que são necessários uma endoscopia e um acompanhamento médico mais preciso.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *