Por Que Salivamos?

Salivamos porque os estímulos chegam ao cérebro, que por sua vez aciona as glândulas produtoras de saliva chamada de glândulas salivares. A visão de um prato apetitoso ou o cheiro de um bom alimento nos proporciona uma boa sensação de bem-estar. Ela ajuda na umidade da boca e age como elemento protetor e lubrificante. Quando ingerimos qualquer alimento ela pode sofrer alterações.

A secreção tem por função ajudar o aparelho digestivo a dividir a comida ingerida. Facilitar na mastigação, deglutição e gustação também é uma de suas funções. Esse líquido pastoso contém diferentes substâncias como por exemplo o ar, a água, o nitrogênio, o enxofre, o sódio, o potássio, o magnésio, etc.

Cada uma dessas substâncias encontradas na saliva vai compor um papel importante na sua formação. Algumas delas servem para proteger a boca contra elementos nocivos como vírus e bactérias.

São defesas do corpo contra os elementos ruins, como micro-organismos perigosos. Também a saliva protege contra infecções dentárias como as cáries. No entanto, ela pode trazer malefícios se for infectada por vírus e outros elementos prejudiciais. Algumas doenças são dissipadas pela saliva como: catapora, herpes, caxumba, gripes e dentre outras que se transmitem através dela.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *