Por Que Respiramos?

Considerada uma das funções primordiais do organismo e que muitos desconhecem a verdadeira razão do porquê da respiração. O nosso organismo para se manter vivo precisa de alimentos, água e oxigênio. Sendo assim, as células tomam oxigênio e eliminam o carbono, conhecido como CO2, que é prejudicial ao corpo.

Diferentemente das plantas que necessitam deste gás para sua alimentação. Respiramos também para trocar gases entre nosso corpo e a atmosfera. É uma tentativa de manutenção da vida através da captura de moléculas que existem no ar.

Como funciona este processo? Falando de uma maneira rápida e didática vamos entender o mecanismo. Existe oxigênio que está presente no ar e o mesmo entra em contato com o sangue através do sistema respiratório, que por sua vez permite as trocas entre: o sangue e o ar. Estas trocas são exercidas por meio de uma série de atos que trabalhados em conjunto com outros órgãos nos permitem a finalização deste processo.

Você já parou para pensar quantas vezes respiramos durante o dia? Por semana? Por mês? Respiramos todo tempo e se tentarmos contabilizar isso durante anos seria mais de bilhões de vezes. O que se sabe é que respirar faz parte do processo humano e é essencial para a manutenção da nossa existência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *