Por Que Não É Recomendado Dirigir Descalço?

Apesar de muitos acharem que é possível dirigir usando qualquer tipo de calçado, há alguns receios e proibições no Código Brasileiro de Trânsito. Dirigir descalço pode não ser passível de multa, mas pode trazer algumas complicações ao motorista. Existe a possibilidade, mesmo que pequena, dos pedais do carro superaquecerem e, então desconcentrar o motorista ou até mesmo o machucar.

  Os acidentes são maiores para os pilotos de motocicletas, eles também pode se machucar devido ao motor que normalmente está muito quente, seus pés podem acabar tocando-o e cansando graves acidentes. Além disso, em caso de algum acidente, estar descalço e/ou com bermuda aumenta as chances do motoqueiro sofrer um machucado mais profundo.

Apesar dos acidentes que essa prática pode causar, dirigir descalço não é proibido. Porém, no Código Brasileiro de Trânsito, no Artigo 252, está escrito que é proibido dirigir com calçados que não estejam firmes no pé dos motoristas. A multa é de nível médio e, além dos 4 pontos na carteira, acaba custando 85 reais. Dirigir com calçados que não sejam firmes pode causar um acidente grave, pois eles podem enroscar nos pedais. Alguns exemplos de calçados que não trazem firmeza: sandálias, chinelos de dedo, tamancos, sapatos de salto alto e alpargatas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *