Por Que Nos Engripamos?

A gripe é uma doença de origem viral que se transmite por gotículas de saliva ou através do contato com secreções que contenham os micro-organismos, uma vez que temos contato com este fluxo contraímos a gripe.

Este defluxo apresenta vários sintomas como: dores musculares, corrimento nasal, dor de garganta, cansaço, febre, indisposição, tosse e em alguns casos muito catarro. Algumas pessoas ficam muito debilitadas que não conseguem nem sair da cama. Estes sintomas surgem até uma semana após a exposição do individuo ao vírus e se prolongam por aproximadamente uns cinco dias.

Existem vários tipos de gripe. Ela ocorre em várias partes do mundo. É causada pelo vírus conhecido por “influenza”, que pode ser de três tipos: A, B e C. A “influenza A” ataca várias espécies de animais. Os dois últimos ocorrem apenas nos humanos.

Crianças e idosos estão mais suscetível a contrair, uma vez que eles tendem a ter o sistema imunológico mais frágil e por isso, as complicações são bem piores, além de contraírem outras enfermidades como pneumonias bacterianas. Profissionais da saúde também estão diretamente em contato com pacientes contaminados e devem-se se vacinar anualmente.

Para preveni-la é sempre bom ter uma alimentação balanceada e rica em proteínas e vitaminas, preferencialmente A; ingestão de líquidos; dormir bem e praticar exercícios ajuda muito. O sistema imunológico baixo é alvo fácil das doenças virais, inclusive a gripe.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *