Por Que Espirramos?

Uma simples irritação nasal, na garganta ou nos pulmões pode causar o espirro.

Algumas substâncias que causam alergia tais como: poeira, ácaro, pelos de animais, pólen, pimenta, fumaça e perfumes fortes podem provocá-lo. Estas substâncias causam obstrução nas vias nasais, principalmente no nariz e aí o corpo responde com o ato de espirrar.

Quando já existe uma quantidade de catarro nos pulmões o espirro também vai expelir o mesmo. Há vários músculos envolvidos neste processo como os do abdômen. Estes músculos se contraem bastante ao sentir as substâncias mencionadas dentro do organismo, aí eles empurram todo o ar para fora de uma só vez.

Neste processo a epiglote se fecha juntamente com as cordas vocais para que isso impulsione mais ainda o ar nos pulmões.

Não se deve evitar um espirro. Reprimi-lo isso pode causar algumas lesões nos nervos ou na retina, provocar dores de cabeça ou hemorragias oculares. A pressão é muito forte dentro do corpo quando ele se prepara para soltá-lo. Em alguns casos, quando alguém o reprimiu foi ocasionado uma ruptura dos tímpanos e outras lesões no ouvido interno.
Milhares de bactérias podem ser expelidas em um único espirro. Em caso, de algumas doenças contagiosas virais ou bacterianas temos que ter cuidado ao espirrar ou ficarmos próximos de pessoas doentes para não contagiarmos ou sermos contagiados. É sempre bom manter um lenço por perto se formos espirrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *