Por Que Engordamos?

Engordar é uma preocupação que aflige as pessoas em todo o mundo. Enquanto muitos adotam dietas e tratamentos radicais para fugirem do efeito da obesidade que pode se tornar um círculo vicioso, outros engordam de forma desenfreada por fatores genéticos também.

Historicamente o homem se tornou cada vez mais sedentário. Na pré-história não se tinham os recursos e conforto como se tem hoje. O alimento era escasso, precisa caçar, pescar e passava muitos períodos de fome. Aqueles que conseguiam raramente um pouco mais de nutrientes tinham que se preservar e guardar as reservas, uma vez que haviam longos dias de escassez alimentar. O advento do fogo, o avanço da agricultura e da pecuária, a revolução industrial e entre outros, foram importantes progressos. O homem, como foi mencionado não precisava mais sofrer e passar tantos dias sem se alimentar agora.

Os alimentos tornaram-se mais abundantes e ao mesmo tempo mais atraentes aos olhos e estômago. A oferta alimentar aumentou assim como a pressa em comer, se come menos em casa e mais na rua, a preocupação com a qualidade da comida caiu. O teor de açúcar, sal e gordura das refeições se elevaram. O estilo de vida do homem contemporâneo mudou completamente e isso reflete com certeza na sua alimentação.

Todos estes fatores falados anteriormente contribuíram para que se engorde mais, além da herança genética, que de acordo com alguns pesquisadores sobre obesidade é um forte determinante. Fatores emocionais serão levados em conta como ansiedade, depressão e outros transtornos alimentares para o aumento de peso de um indivíduo. Há quem diga que mais do que todos estes índices relatados durante o texto, a questão cultural, clima, idade, sexo e aspectos biológicos estão fortemente atrelados ao ganho de peso.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *