Por Que Devemos Lavar Apenas Alguns Tipos De Alimentos?

Quando lidamos com alimentos e com a cozinha no geral, a higiene é parte fundamental. Além de termos que manter todos objetos e o próprio ambiente limpos, os alimentos e a água também precisam de um cuidado especial. A água que usamos para beber e para cozinhar precisa ser filtrada, livre de resíduos e outros tipos de partículas que causam contaminação.

Frutas, legumes e verduras precisam ser lavadas com muito cuidado e higiene antes de serem consumidas. Esses alimentos podem trazer consigo ovos de vermes parasitas, micro-organismos e resíduos de agrotóxicos. Algumas frutas, pela enorme quantidade de produtos que levam na plantação, não podem nem serem ingeridas com as cascas, como é o caso do caqui e do figo.

Assim como existem alimentos que precisam ser lavados, há também aqueles que não devemos lavar, como o caso das carnes. O costume de lavar carnes cruas antes de consumi-las pode ser perigoso para a saúde. Pois, quando lavamos a carne, a bactéria que antes estava no alimento e seria eliminada em contato com o calor do fogo, agora está espalhada pelo ralo, na pia e até mesmo na bancada.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *