Por Que Devemos Cozinhar Bem A Carne De Porco?

As carnes, no geral, devem ser sempre cozidas acima de 70 graus e não podem soltar sangue quando forem consumidas. Essa indicação serve para evitar que doenças parasitárias sejam disseminadas na população. Um dos parasitas mais comuns são as tênias, elas podem ser de vários tipos, mas as que causam doenças nos seres humanos são as dos tipos Saginata e Solium.

Os seres humanos são os únicos hospedeiros definitivos desses vermes conhecidos como solitárias. Porém, tanto o porco quanto a vaca fazem parte do ciclo dessas tênias, sendo um hospedeiro intermediário da Taenia solium e o outro da Taenia saginata respectivamente.

A teníase é a doença provocada por esses dois vermes platelmintos e é contraída quando consumimos carne de porco ou de vaca crua ou mal cozida que esteja infectada pelos cisticercos, embriões da tênia.

Se o verme for contraído pela carne de porco, ou seja, for do tipo solium, pode causar uma doença grave chamada de cisticercose. Quando a carne de porco está crua ou mal cozida os cisticercos sobrevivem e se alojam em nosso intestino. A tênia é um animal hermafrodita que consegue se reproduzir sozinho. Quando elas começam a soltar seus cisticercos (suas larvas) em nosso organismo, contraímos uma doença que se chama cisticercose. Os pequenos parasitas vão para a corrente sanguínea e se alojam em outros órgãos, podendo chegar até ao cérebro, chegando ao estágio mais grave da doença, a neurocisticercose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *