Por Que Brasil E Argentina Se Odeiam?

A rivalidade da Argentina com o Brasil existe antes mesmo de Pelé e Maradona, na verdade antes mesmo de serem Argentina e Brasil.
Os principais motivos são:

Tratado de Tordesilhas:
Portugal e Espanha eram rivais e isso foi o começo de praticamente uma guerra, principalmente por que Argentina faz fronteira com o Brasil, em 1494, o tratado foi assinado, onde dividia os territórios europeus entre eles.

Colônia de Sacramento:
Portugal estava tentando expandir o seu território e dominar a Colônia de Sacramento que se encontrava no sul do território brasileiro, no século XVII. Espanha e Argentina lutaram arduamente até o século XIX, conhecido hoje como Uruguai.

Guerra Cisplatina:
A guerra Cisplatina aconteceu no século XVIII, Brasil e Províncias Unidas do Rio Prata (Argentina), lutavam arduamente com forças armadas pela posse do Uruguai, onde Dom Pedro I perdeu grande força.

Primeiros Jogos:
Brasil e Argentina começaram a disputar em 1914 futebol, onde o Brasil já começava ganhando de 1×0 no primeiro jogo, os Argentinos não contam essa vez como primeira e sim quando disputaram em 1939 onde o Brasil conseguiu sua primeira copa e foram comemorar em Buenos Aires.

Itaipu:
A Usina de Itaipu (PR), teve de ter assinatura de 3 países Brasil, Paraguai e Uruguai para que pudesse ser levantada, nos anos 70, os três países estavam em ditatura militar, o medo da construção era enorme, a Argentina tinha receio que o Brasil conseguisse inundar toda a capital de Buenos Aires se o Brasil abrisse todas as comportas, o Brasil teve que provar que algo assim não aconteceria para que pudesse aceitar a construção.

Você Sabia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *