Por Que Arrotamos?

Quando os gases estomacais são expelidos pela boca de forma abrupta ocorre o arroto. Este ar que está no estômago é conhecido pelo nome de dióxido de carbono. Ele é formado quando ingerimos os alimentos ou engolimos saliva, e neste processo sobra uma pequena parte que precisa ser eliminada.

Conhecido cientificamente por eructação, o arroto não ocasiona problemas ao nosso corpo, porém se for de forma persistente isto pode representar perigo a saúde. Foi comprovado que outras espécies de mamíferos também arrotam, tais como: cães, bovinos, ovelhas, etc. alguns ruminantes o gás expelido é um componente chamado de metano ocasionado pelo processo digestivo do animal.

A falta do arroto pode ser fatal para alguns animais. Os peixes também soltam gases por suas guelras.

Deixando de lado o aspecto científico do arroto vamos ao seu lado social. Em algumas culturas arrotar à mesa é considerado uma falta de educação ou fineza. Ou até mesmo um ato de desagrado e afronta para com quem esteja próximo, falta de higiene.

É preciso saber conter os impulsos do corpo à mesa ou no meio social. No entanto, em outras culturas arrotar é sinal de agradecimento, confirmação do prazer após ter ingerido uma boa e farta refeição, no caso os chineses tem este hábito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *